Como proteger sua casa contra o COVID-19

covid-19

Neste período de pandemia, a vida normal parece que ficou num passado distante. À medida que o número de infectados aumenta, a vida se torna mais complicada. As escolas estão fechadas, os espaços públicos vazios e as ruas desertas. A enxurrada de notícias relacionadas ao coronavírus é perturbadora. Mesmo para os aparentemente bem informados, tornou-se cada vez mais difícil analisar tudo isso para discernir dicas realmente úteis para manter nossas casas e famílias seguras e recuperar um pouco de controle em nossas vidas.                                                     

Veja o caso da limpeza, por exemplo. Assim como reduzimos o distanciamento social ao permanecermos seguros em casa, estamos começando a dar uma olhada mais detalhada em nossos hábitos de limpeza doméstica. Afinal, a cozinha mudou repentinamente de um lugar para preparar uma refeição em um restaurante da família, espaço de trabalho e escola, às vezes, tudo simultaneamente.

Então, a pergunta que fica é: como mantemos nossa saúde física e mental em casa durante esse dramático período?

Até o momento, não existem intervenções farmacêuticas, como vacinas e medicamentos antivirais. No momento, precisamos confiar em medidas básicas de saúde pública: lavar as mãos com frequência, não tocar o rosto, usar água e sabão para as mãos, bem como fazer uso do álcool em gel e limitar a exposição à outras pessoas. Pode parecer simplista, mas essas coisas são extremamente úteis. 

No momento, isso significa evitar o contato físico direto com os outros. Evite aglomerações, reduza ou elimine viagens não essenciais e mantenha uma distância de 2 metros de outras pessoas. Mas se você não está doente, não precisa ficar sedentário ou preso dentro de casa. Faça uma pequena caminhada pela casa, exercícios físicos, dance ou corra pelo quintal com o seu cachorro. Se você sentir que está ficando doente e demonstrando sintomas do coronavírus, principalmente falta de ar, você deverá procurar ajuda médica imediatamente.

Distanciamento social é na verdade distanciamento físico, mas isso não impede que você entre em contato com a família e os amigos de forma online. Durante esse surto, sua saúde mental fica crítica e vulnerável. O apoio de outras pessoas ajuda e está ligado à saúde física. Está tudo conectado.

Faça esforços deliberados para entrar em contato com a família e os amigos. Qualquer tipo de comunicação direta ajuda: mensagem de texto, e-mail, áudios, chamadas de voz e de vídeo, ou seja, aquela comunicação que você preferir e estiver ao seu alcance. 

A falta de viagens ou eventos do qual você goste pode lhe trazer decepção. Não há problema em ficar triste com as perdas que parecem triviais no momento. O fluxo interminável de notícias, com informações incorretas em rápida mutação pode ser assustador. Reserve um momento para reconhecer esses sentimentos de insegurança. Praticar meditação e outras atividades relacionadas a um bom funcionamento da mente e gerenciamento das emoções irá te ajudar. Agora, mais do que nunca, não enfrente sua ansiedade sozinho.

Como o vírus se espalha

O coronavírus viaja principalmente através de pequenas gotículas respiratórias expelidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Pensa-se que estas gotículas viajam de uma pessoa para outra através do toque de uma pessoa infectada ou do contato com superfícies que foram tocadas, espirradas ou tossidas por uma pessoa infectada.

Os pontos de entrada de nossos corpos para receber o vírus são o nariz, a boca e os olhos.

Acredita-se que as gotículas possam ser inaladas se estiverem no ar quando uma pessoa próxima infectada pelo vírus tossir ou espirrar.

Recomendações para interromper a propagação do vírus

• Manter o distanciamento social e sair de casa somente em casos onde é extremamente necessário. No caso da compra de produtos alimentícios, dê preferência aos serviços de entrega à domicílio.

• Use máscaras de proteção em lugares públicos.

• A menos que você seja um profissional da área da saúde, evite estar perto de alguém que tenha sido diagnosticado com COVID-19 ou que esteja tossindo ou espirrando.

• Mantenha uma distância de 2 metros das outras pessoas.

• Como nariz, boca e olhos são os pontos de entrada, evite tocar seu rosto.

• Se for tossir ou espirrar, faça isso junto a um lenço de papel e, em seguida, descarte o lenço onde não será manuseado por outras pessoas.

• Limpe periodicamente as superfícies e os objetos usados ​​com freqüência, como bancadas e maçanetas que podem transferir o vírus.

• Lave as mãos frequentemente. Use água e sabão, esfregando por pelo menos 20 segundos. Sabão mata o vírus. Você também pode usar álcool em gel 70%.

Limpando sua casa para mantê-la livre de vírus

Usando um borrifador ou pano de limpeza doméstico, limpe as superfícies e os objetos que normalmente são tocados, como bancadas, maçanetas, interruptores de luz, torneiras, louças sanitárias, telefones, teclados de computador e mesas.

Remova e lave periodicamente todas as roupas e roupas de cama. Não toque em itens sujos. Use luvas descartáveis e, imediatamente após remover as luvas, lave as mãos.

Existem muitos produtos para higienizar ambientes e matar o coronavírus, entre eles estão:

• desinfetantes;

• limpadores multiuso com álcool;

• água sanitária;

• limpadores à base de cloro;

• álcool de limpeza (de 60% à 80%);

• detergente;

• sabão ou sabonete líquido.

Álcool e sabão são efetivos em matar o vírus, pois conseguem aniquilar a cápsula de gordura protetora do vírus. 

Sanitização de ambientes

Para uma completa limpeza de sua casa, você também pode optar pela sanitização. Ela tem a função de eliminar micro-organismos nocivos (vírus e bactérias) e o ambiente se manter limpo durante um período indeterminado, até que algum agente externo ao menos volte a contaminá-lo, por isso é importante seguir os procedimentos normais de higiene de mãos, roupas e calçados para não contaminar o ambiente.

Como cuidar de alguém com COVID-19

O que os familiares e cuidadores devem fazer para cuidar com segurança de um paciente com coronavírus em casa? À medida que o número de pacientes em casa com COVID-19 aumenta, as respostas a essa pergunta se tornam extremamente importantes.

Se uma pessoa tem COVID-19 sintomático e confirmado pelas autoridades médicas, aqueles que vivem ou trabalham na mesma casa correm um sério risco de contrair ou espalhar o vírus, a menos que sejam tomadas as precauções necessárias, como a prática do isolamento social.

Por isso, é de fundamental importância seguir as recomendações médicas e sanitárias.

O coronavírus perturbou o mundo como o conhecíamos. No entanto, se todos trabalharmos juntos, seguindo diretrizes básicas, podemos proteger nossas famílias, derrotar esse vírus e seguir em frente com uma compreensão mais clara de como nos preparar para enfrentar os futuros desafios.

Deixe um comentário