Você sente que a sua cozinha está apertada e deseja criar formas de ampliar e melhorar a sensação neste espaço? Separamos várias dicas que vão te ajudar a criar uma maior sensação de amplitude, de maneira que sua cozinha fique maior, mais agradável e aconchegante. Confira!
1. Cozinha de cores claras

Os três principais componentes de design que determinam o quão espaçosa parece uma cozinha são a cor, a iluminação e os utensílios contidos nela. A solução mais fácil, especialmente se você não estiver pronto para reduzir sua coleção de utensílios de cozinha ou instalar iluminação adicional, é repintar. As paredes escuras e ousadas podem fazer a cozinha parecer pesada e pequena, enquanto que tons mais claros oferecem uma sensação mais arejada e de ampliação de espaço. Crie uma sensação de abertura com tons de branco, creme, amarelo claro ou tons claros de cinza.
2. Evite contraste visual muito forte

Depois de escolher uma cor clara, comprometa-se com ela. Para animar as coisas, muitas pessoas cometem o erro de incorporar uma parede de destaque – uma parede forte e em tons fortes em uma cozinha de tons claros. Em uma cozinha grande isso pode funcionar, mas em uma cozinha pequena o forte contraste visual cria uma sensação de restrição de espaço. Mantenha todas as paredes claras e brilhantes. Em seguida, adicione um pouco de cor em sua cozinha nos pequenos detalhes – toalhas de mesa, tapetes de cozinha e demais acessórios de decoração.
3. Adicione uma iluminação de destaque

O olho humano é naturalmente atraído para o ponto de maior contraste em um espaço. Na cozinha, geralmente é o topo dos armários. Quando as sombras criam uma linha visual forte entre os armários e o teto, a cozinha pode parecer tão apertada quanto seria com uma parede de alto contraste. Você pode apagar ou suavizar essas sombras instalando iluminação vertical acima dos gabinetes. Ela emite uma iluminação suave que facilita o contraste visual criado pelas sombras e, como resultado, faz com que toda a cozinha pareça mais aberta. A iluminação instalada sob os armários superiores e direcionada para a bancada funciona de forma semelhante. A luz vai preencher as sombras sob o armário e reduzir o contraste, dando a impressão de uma cozinha maior.
4. Armários de cozinha mais altos

Está pensando em novos armários? Escolha armários superiores mais altos do que o padrão, acima do nível de seus olhos e que fazem o teto parecer mais alto. Outra vantagem adicional é o fato de que armários mais altos significam mais armazenamento, algo que muitas vezes é valioso em cozinhas compactas.
Pontos principais a serem lembrados: mantenha a cor dos armários claras (como as paredes) e evite designs de portas muito elaborados, que podem não ser adequados para uma cozinha pequena. Portas planas e lisas tendem a complementar melhor as linhas simples de uma cozinha. Mantenha o gabinete da cozinha simples também: adicione dobradiças ocultas, puxadores de barra de baixo perfil ou ranhuras recuadas nas portas do gabinete, em vez de puxadores grandes e chamativos.
+Leia também: 5 modelos de cozinhas que você precisa conhecer
5. Encontre um lugar para tudo

Quando são deixados na bancada, livros de receitas, temperos e pequenos eletrodomésticos ocupam um espaço valioso de trabalho e chamam a atenção para o tamanho insuficiente de uma cozinha. Além de armários superiores mais altos, opções como racks de armazenamento ocultos e prateleiras extraíveis ou basculantes maximizam o espaço de armazenamento atrás de portas bem fechadas. Lembre-se: quanto menos bagunçada estiver a cozinha, maior ela parecerá.
6. Portas de gabinete de vidro

Substituir portas de armário sólidas por portas frontais de vidro pode adicionar profundidade visual, enganando os olhos e fazendo-os pensar que a cozinha é mais espaçosa do que realmente é. Seu olhar é atraído para o gabinete em vez de para a porta, o que cria a ilusão de espaço. Se você está considerando painéis de vidro, opte por trabalhos em madeira branca ou clara para maximizar seu efeito. As portas frontais de vidro oferecem uma sensação de espaço quando instaladas em armários de cores claras, mas não são muito eficazes em armários escuros.
Portas frontais de vidro não precisam necessariamente mostrar as diferentes canecas ou todos os pratos que você possui. Se você não quer o conteúdo de seus armários em exibição, você pode escolher vidro opaco, que ajuda a esconder o que está dentro. Mesmo o vidro opaco, no entanto, reflete a luz, o que ilumina a cozinha em geral.
7. Escolha materiais que refletem a luz

Superfícies brilhantes podem refletir a luz e, por fim, fazer qualquer cozinha parecer maior. Tem muito a ver com a maneira como as superfícies brilhantes captam e refletem os tons das paredes e gabinetes. Por exemplo, se você tiver armários brancos antigos, o brilho dos eletrodomésticos de aço inoxidável refletirá um pouco dessa tonalidade esbranquiçada e amplificará os efeitos de aumento de espaço de sua escolha na cor do gabinete.
Outra ótima maneira de adicionar refletividade à sua cozinha é instalar um backsplash de pastilhas de vidro. Emparelhado com a iluminação do armário inferior e uma nova bancada reflexiva como quartzo polido, ele cria uma ótima transição entre a bancada e os armários superiores.
8. Desfrute da luz natural

A vista da janela da cozinha deve fazer com que o exterior – seja um deck para se divertir ou um quintal grande e exuberante – pareça uma extensão da cozinha. Troque cortinas pesadas e persianas por cortinas transparentes, e deixe o resto da janela descoberto. A luz natural adicional não só expandirá visualmente o espaço, mas também ajudará a transmitir leveza.
Bora ajeitar a casa juntos?
Na hora de contratar serviços para casa, não se esqueça: na Casajeitada você pode contratar mais de 150 serviços para ajeitar sua casa. Depois de contratar, é só aguardar. O melhor Ajeitador disponível irá até você!