É difícil cozinhar quando aqueles odores, fumaças e gordura dos alimentos se espalham por toda a cozinha, não é mesmo? Por isso, um item muito importante que recomendamos aqui e que não pode faltar em sua cozinha é a coifa. Mas para saber como escolher a coifa ideal, é fundamental saber informações como: tipos de coifa, poder de sucção, dimensões, dificuldade de instalação e demais características. Mas não precisa se preocupar: a gente explica tudo pra você. Acompanhe!
Confira a seguir algumas informações que irão te ajudar a como escolher a coifa ideal para a sua cozinha.
Coifa x Depurador
A coifa tem como principal função extrair os odores, vapores e gorduras na cozinha, além de evitar as manchas que ficam espalhadas nas paredes e nos móveis. Existem coifas com funções de exaustor e depurador. Entenda a diferença entre os dois tipos:
Exaustor: o ar é levado totalmente para fora do ambiente através de uma tubulação. Nesse caso, é preciso fazer furos na parede ou no teto.
Depurador: o ar é filtrado, limpo e devolvido para a cozinha. Essa filtragem se faz por meio de filtros de carvão ou de metal.
TIPOS DE COIFA

1. Coifa de Parede
A coifa de parede é instalada acima do fogão e bem próxima à parede. A grande vantagem deste modelo é a facilidade de instalação.

2. Coifa de Ilha
A coifa de ilha é a escolha ideal para quem possui cozinhas americanas em que o cooktop está localizado no centro do ambiente. A instalação é mais complexa, pois necessita de perfuração no teto. No entanto, vale a pena, pois é um tipo de coifa eficiente e muito elegante, que se destaca por seu design.

3. Coifa de Embutir
A coifa de embutir é especialmente projetada para cozinhas planejadas. Como o seu próprio nome já diz, ela pode ser embutida no armário da cozinha. Portanto é o tipo de coifa mais discreta entre todos os modelos.
+Leia também: 5 dicas para renovar a sua cozinha de forma simples
Potência de sucção
O poder de sucção de uma coifa é uma das informações mais importantes que você precisa saber antes da compra e instalação, pois essa medida determina qual a capacidade da coifa em sugar o ar ao seu redor. Por isso é importante atentar-se ao tamanho do ambiente e intensidade de uso. Se você preparar frituras com frequência e utilizar a coifa constantemente, o ideal é que a capacidade de sucção da coifa seja alta.
Normalmente, para saber qual a vazão recomendadada para a sua necessidade, é necessário calcular toda a área da cozinha em metros cúbicos e multiplicar o resultado por 10. Porém, dependendo da marca e do fabricante, esse cálculo pode ser diferente. Assim, o ideal é seguir todas as recomendações do fabricante.
Dica: quanto maior for o ambiente, maior deve ser a capacidade de sucção. Certifique-se dessas informações antes da compra e instalação da coifa.
Como escolher a coifa a partir das dimensões
Por último, uma informação que também não pode passar despercebida, diz respeito às dimensões da coifa em relação aos fogões e cooktops.
Fogões de 4 bocas: opte pelas coifas de tamanho menor, de 60 ou 70 cm.
Fogões de 5 ou 6 bocas: é aconselhável as coifas de 90 ou 120 cm.
Lembre-se de deixar uma distância mínima de 70 cm entre a coifa e o fogão.
Dificuldade de instalação
Pudemos observar que a instalação de coifa exige atenção e cuidado, portanto é imprescindível que a instalação seja feita seguindo as recomendações e normas de segurança. Por se tratar de uma instalação complexa, é necessário contratar um profissional qualificado, pois munido das habilidades necessárias, ele consegue fazer a instalação de uma maneira eficiente, segura e rápida, otimizando o seu tempo e evitando assim qualquer possibilidade de ocorrências na instalação.
Bora ajeitar a casa juntos?
Na Casajeitada você encontra mais de 150 serviços para ajeitar sua casa de forma fácil, rápida e segura. E o melhor: todos os serviços possuem Garantia de 6 meses e Pagamento Parcelado.