
O piso laminado surgiu no cenário dos pisos residenciais há décadas como uma alternativa fácil de instalar, atraente e durável. Sua tecnologia avançou aos trancos e barrancos desde aquela época, com imagens de alta definição mais nítidas, relevos mais profundos, melhores mecanismos de emenda e uma série de outras inovações. No entanto, nenhum revestimento de piso é perfeito. Em todas as principais categorias relacionadas ao piso – instalação, limpeza e durabilidade – o piso laminado possui prós e contras.
Os fabricantes de pisos laminados tem trabalhado arduamente em melhorias. Micro chanfros, texturização mais profunda e melhor reprodução gráfica trouxeram o piso laminado mais perto do prestígio desfrutado pelo piso de madeira, mas ele continua sendo um material econômico em desempenho, aparência e reputação. Como a qualidade do produto difere muito, a vida útil do produto também pode variar. Alguns pisos laminados podem durar até 25 anos ou mais em ambientes com pouco uso, enquanto outros instalados em áreas de tráfego intenso podem precisar de substituição em até 10 anos.
Acompanhe abaixo as características dos pisos laminados, assim como suas vantagens e desvantagens.
1. Manutenção e reparo
Pisos laminados são fáceis de limpar com aspirador ou vassoura. Utilize um esfregão ligeiramente úmido ou, melhor ainda, use um produto de limpeza para pisos laminados. Nenhum enceramento é necessário para pisos laminados. Evite água em excesso ao esfregar, pois pode infiltrar-se nos espaços entre as tábuas, causando inchaço. O piso laminado não tolera poças de água, que costumam aparecer em banheiros, cozinhas e lavanderias. Para áreas com muita umidade, você precisa de uma superfície impermeável, neste caso é preferível o vinílico ou porcelanato.
O piso laminado é muito resistente a arranhões, amassados e manchas. A incapacidade de lixar e repintar é uma grande desvantagem do piso laminado. Se o piso laminado estiver muito desgastado, profundamente arranhado ou com sulcos, não pode ser lixado ou repintado como a madeira maciça – ele deve ser substituído.
2. Semelhança com a madeira natural
O piso laminado pode reproduzir fielmente a aparência de madeira, pedra e outros materiais naturais – pelo menos à distância. Ao contrário da madeira, que vem com muitas peças imperfeitas que precisam ser descartadas ou aparadas, não há defeitos no piso laminado. Cada placa é de qualidade e aparência consistentes. O relevo profundo também aumenta a ilusão dos veios da madeira.
No entanto, a semelhança do piso laminado com a madeira real desaparece quando você olha atentamente para as tábuas. O piso laminado não tem aparência idêntica à madeira verdadeira, em parte devido à repetição do padrão. Para a maioria das marcas, são fabricadas de 5 a 10 placas com padrões diferentes, enquanto produtos mais baratos podem ter apenas três padrões de placa diferentes. Se a instalação não for feita corretamente, você pode acabar com placas idênticas uma ao lado da outra.
O piso laminado não é um material que agregue um alto valor imobiliário à sua casa a longo prazo, embora possa ser uma boa maneira de renovar o piso de uma maneira rápida e econômica. Se você deseja obter um valor de venda superior para sua casa, escolha pisos de madeira.
3. Instalação do piso laminado
A instalação do piso laminado é muito fácil e rápida. Você pode instalar centenas de metros quadrados em um fim de semana. Os tipos mais antigos de piso laminado exigiam que as peças fossem coladas umas nas outras, mas praticamente todos os pisos laminados de hoje usam um sistema macho-fêmea modificado, melhor descrito como “clique e trava” ou “dobra-trava”, no qual as pranchas são unidas de maneira interligada, de ponta a ponta. Uma vez que as pranchas são construídas com um núcleo de aglomerado, é fácil cortá-las para encaixar com serras de esquadria.
O piso laminado é normalmente instalado como um ‘piso flutuante’ – as pranchas são interligadas nas bordas, formando um tapete sólido que simplesmente fica sobre o revestimento, sem a necessidade de cola. A instalação do laminado é uma simples questão de colocar uma base de espuma e, em seguida, unir fileiras de tábuas de ponta a ponta no chão. Uma equipe profissional pode fazer a instalação em uma sala em 1 hora.
4. Conforto
Embora o piso laminado possa parecer duro sob os pés, a maioria das instalações inclui um forro de espuma resiliente que dá ao piso uma sensação ligeiramente elástica. A camada de base também elimina o som oco e a sensação que às vezes ocorre com o piso laminado.
Tradicionalmente, o piso laminado é muito escorregadio. Mais recentemente, porém, os fabricantes de pisos laminados tem desenvolvido camadas texturizadas e antiderrapantes. Além disso, o piso laminado tende a criar eletricidade estática, embora esse problema possa ser reduzido mantendo o piso limpo. O piso laminado também é uma boa escolha para quem sofre de alergias, pois o produto não retém poeira e alérgenos e é fácil de limpar.
+Leia também: Dicas de decoração para tornar sua casa fácil de limpar
5. Pisos laminados x Pisos vinílicos
O piso laminado pode ser um bom material de piso para atualizar rapidamente um piso, se você não estiver preocupado com o valor imobiliário a longo prazo e não estiver obcecado por uma aparência luxuosa. Mas você também pode considerar instalar pisos vinílicos.
O piso vinílico tem muitas das vantagens do piso laminado, incluindo fácil instalação e bom desempenho, mas também tem uma certa resistência à água. Ao contrário do piso laminado, que tem um núcleo de aglomerado que é facilmente danificado pela água que vaza pelas costuras, o piso de vinil é feito de materiais mais resistentes em toda a sua espessura, tornando-o mais resistentes aos danos causados pela água. No entanto, evite acúmulo de poças de água sobre o piso por longos períodos. Outras vantagens do vinílico: ele é mais silencioso e macio sob os pés do que o piso laminado.
O vinílico agora está disponível em quase tantos estilos e cores quanto o laminado – incluindo reproduções convincentes de grãos de madeira e pedra natural. Ele é mais caro que o laminado, mas suas muitas virtudes o tornam uma escolha viável se você estiver procurando por um piso de melhor qualidade.
Instalar piso laminado: sim ou não?
O piso laminado pode ser exatamente a escolha certa para você se você está com um orçamento limitado. Poucos materiais de piso são mais econômicos ou mais fáceis de instalar do que o piso laminado. Mas, embora o piso laminado seja perfeitamente funcional e atraente, ele não carrega o prestígio e o valor imobiliário agregado encontrados em pisos de madeira ou porcelanatos.